Sede de válvula

Reposição AutomotivaSede de válvula

A sede de válvula no cabeçote é um ponto de extrema importância para o funcionamento do motor. Trata-se da parte no cabeçote que serve como “cama” da base da válvula de escape ou admissão, vedando a pressão de compressão ou explosão dentro da câmara de combustão. Os ciclos das válvulas de abrirem e fecharem provocam impactos entre os ângulos de encosto da base da válvula e da sede no cabeçote (pista de assentamento) e, se houver alguma sujeira, como carbonização, interposta entre esses dois ângulos citados anteriormente, pode haver um desgaste ou uma ruptura da sede.

Aplicação

Por se tratarem de produtos submetidos a esforços de desgaste a altas temperaturas, aplicam-se, de acordo com a severidade da condição do motor, aços com alto teor de cromo e níquel, ferros fundidos ligados com cromo e molibdênio ou ligas à base de níquel e cobalto, principalmente na presença de combustíveis “secos”.

Após a remoção das válvulas, deve ser verificada a condição da região do assentamento das sedes: se apresentar desgaste, elas devem ser substituídas.

É importante observar se a usinagem (ângulo e largura) do perfil de assentamento está de acordo com as especificações. A geometria do perfil é extremamente importante para se obter vedação adequada às condições originais. Válvulas desreguladas e eixos de comando com geometria deficiente também comprometem a vida útil das sedes e das válvulas. É fundamental, então, fazer a medição da carga da mola em dinamômetro antes da instalação das válvulas, pois tanto cargas abaixo quanto acima da especificação causam sérios problemas às válvulas e às sedes.

 

Diferenciais da Riosulense quanto ao produto

  • Variação de materiais (quatro tipos de materiais para as mais distintas aplicações e de acordo com a severidade do motor): ferro fundido, ferro fundido temperado, aço temperado e aço ligado “superliga”;
  • Peças alternativas, tanto no material quanto na dimensão;
  • Mix de produtos distribuídos nas principais montadoras mundiais;
  • Maior portfólio do mercado em seu segmento;
  • Sobremedidas até 2 milímetros, que traduzem maior aproveitamento da vida útil dos cabeçotes;
  • Mais de 60 anos de tradição na linha automotiva;
  • Marca consolidada, com mais de 70 anos de atuação no mercado, exportando para mais de 25 países.

Sobre a Riosulense

Há mais de sete décadas no mercado, a Riosulense está entre as maiores fabricantes da América Latina de guias, sedes, tuchos mecânicos de válvulas e fundidos em ligas especiais. Com mais de 700 colaboradores dedicados e capacitados e amplo investimento em tecnologia e inovação de processos, conquistamos posição de destaque no setor. Qualidade e credibilidade representam a companhia, que tem entre seus princípios o espírito inovador, o fomento da economia nacional e o compromisso com o cliente.

Saiba mais