Metalúrgica Riosulense

Sustentabilidade

Qualidade & Meio Ambiente

O sistema de gestão ambiental (ISO 14000) da Riosulense encontra-se em fase de implantação. A empresa possui uma equipe dedicada à adequação dos processos aos requisitos aplicáveis da norma.

Um dos destaques da Riosulense está nos 18 hectares de área verde, que conta com várias nascentes de água pura e cristalina. Preservar essas nascentes é um compromisso da empresa com toda a comunidade de Rio do Sul. Além disso, a empresa plantou nesta área várias espécies de árvores nativas, como a Araucária, que está em risco de extinção na região.

A Riosulense não utiliza em sua cadeia de fornecimento minerais provenientes de zonas de conflito.


Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva é uma prática de respeito ao meio ambiente, pois muitos resíduos que produzimos podem ser reutilizados ou reciclados. É por isso que a Riosulense estimula a separação de resíduos entre seus colaboradores. Todos são treinados sobre quais tipos de resíduos são produzidos na Riosulense e a forma correta de descarte. Lixeiras com cores diferentes e identificadas com o tipo de resíduo que deve ser depositado estão distribuídas por todas as dependências da empresa.


Estação de Tratamento de Água (ETA)

O processo de captação da água potabilizada na ETA se inicia com o escoamento do excedente de água de quatro corpos d’água localizados nas áreas superiores do terreno, sendo quatro lagoas que desaguam em um ribeirão sem denominação. As águas que saem destes corpos d’água escoam através de processo natural de gravidade e ficam armazenadas no corpo d’água localizado à esquerda da ETA.

O processo de tratamento aplicado na ETA é do tipo convencional e sua capacidade de produção é de 50m³/hora, sendo que o consumo médio diário na empresa é de 100m³/dia.

Foi instalado na ETA um sistema para aquecimento solar da água utilizada em uma das pias da casa de química, sendo que estes “aquecedores” foram confeccionados com materiais recicláveis.


Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)

A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) é composta por um sistema de tratamento de águas residuais de origem industrial e/ou sanitária, através de processos físico-químicos e biológicos.

Todo o efluente gerado nos processos fabris, passíveis de recuperação, assim como os efluentes provenientes de pias, banheiros e cozinhas são recebidos na ETE.

Após o tratamento, parte deste efluente tratado é reutilizada no resfriamento da água das torres de refrigeração dos fornos de indução.


Plantio Comemorativo

Plantio comemorativo 2010 Plantio comemorativo 2008-2009 Plantio comemorativo 2006-2007 Plantio comemorativo 2004-2005 Plantio comemorativo 2002-2003 Você já imaginou comemorar o tempo de serviço na empresa com o plantio de uma árvore? Essa é a proposta da Riosulense para os colaboradores que completam 5, 10, 15, 20 anos ou mais na empresa. O plantio acontece todos os anos, na Semana da Árvore, no espaço chamado Arboreto. O objetivo dessa prática é disseminar a consciência da preservação ambiental. A empresa também convida parceiros como clientes e entidades a adotar essa atitude.


Topo

Mapa do Site

Entre em contato

+55 (47) 3531-4000

Fax: +55 (47) 3531-4070
Rua Emílio Adami, 700
CEP 89.164-910 - Rio do Sul / SC
Veja como
chegar

Login do Colaborador:

Solicite o Perfil Riosulense: