Metalúrgica Riosulense

Sustentabilidade

Responsabilidade Social

A Riosulense desenvolve seu negócio baseada em valores que direcionam todas as tomadas de decisão da empresa. Valores como agilidade, flexibilidade com sustentabilidade, respeito e transparência traduzem como a empresa aplica seus esforços para crescer com responsabilidade social. Conscientes do nosso papel social, desenvolvemos projetos nas áreas de educação, cultura, promoção da saúde, preservação do meio ambiente e respeito à diversidade com o objetivo de beneficiar nossos colaboradores, nossos parceiros e a comunidade local.

Doação de sangue mobiliza departamento comercial da Riosulense

O Departamento Comercial da Riosulense realizou, no dia 29 de maio, a I Campanha de Doação de Sangue, com a chamada "Um grande guerreiro dá sua vida para salvar a do próximo, seja um guerreiro... DOE SANGUE"

O evento - que envolveu as equipes de Marketing, Vendas, Pós-vendas e Compras, beneficiou o Banco de Sangue que abastece os pacientes do Hospital Regional do Alto Vale do Itajaí e demais instituições de saúde associados ao HEMOSC.

A iniciativa materializou alguns dos valores da Riosulense, os quais norteiam os colaboradores na vida profissional, assim como pessoal: perseverança, comprometimento e parceria.


Educação como acesso à integração social

A educação é o bem mais valioso que qualquer pessoa pode ter. É à base do capital intelectual, diferencial competitivo dos profissionais e das empresas que conseguem atrair e reter esses profissionais. Para contribuir com a formação técnica de jovens que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho, a Riosulense implantou em 2011 o Programa Menor Aprendiz, realizado em parceria com o SENAI.

O Programa tem o objetivo de capacitar jovens de 16 e 17 anos para realizar atividades na indústria metalúrgica. Anualmente, a Riosulense abre vagas para o Programa, que é aberto à comunidade, com prioridade para dependentes dos colaboradores da empresa. Os participantes cursam, no período matutino, aulas de Aprendizagem em Mecânica Industrial. À tarde, realizam atividades nas dependências da Riosulense nos mais diversos setores. Além de não pagarem pelo curso, os participantes ainda recebem salário equivalente ao cargo de aprendiz.

O Centro Educacional Metalúrgica Riosulense é outra iniciativa que, em parceria com o SESI, oferece educação aos colaboradores e familiares com mais de 18 anos, em espaço próprio com todas as ferramentas de uma escola convencional e em horários alternativos. Incentivos também são dados aos que buscam aperfeiçoamento técnico e superior.

O projeto Livro na Empresa se soma a essa busca permanente pelo desenvolvimento integral de todos. Um convênio com a Fundação Cultural de Rio do Sul oportuniza aos colaboradores acesso a biblioteca municipal que vem até a empresa trazer títulos de todos os gêneros aos três turnos.

A casa comunitária Maria José beneficia a comunidade do entorno com cursos de capacitação profissional a mulheres de todas as idades. Criado pela esposa do presidente do Conselho da Riosulense oferece cursos de capacitação em corte-costura, pintura, tricô, crochê, macramê e culinária a mais de 70 mulheres e jovens da comunidade.

O mesmo acontece com ações de promoção social. Para tal a Riosulense resgatou espaço com a restauração da antiga Estação Ferroviária da Barra do Trombudo e a transformou num Centro Cultural que oferece atividades culturais e de integração dos moradores do bairro localizado no entorno da fábrica da Riosulense.

Outra iniciativa foi à construção, em parceria como SESI, de uma Biblioteca localizada na Avenida Jorge Lacerda no bairro Budag, A Fundação Cultural da cidade é responsável pela manutenção e atendimento do espaço que oferece gratuitamente à comunidade serviços como: acesso à internet, hemeroteca, videoteca, literatura infanto-juvenil, obras de referência, jornais e revistas.

A Riosulense defende que ao valorizar os aspectos culturais de uma região resgata a autoestima, percepção coletiva e sensibilidade artística de seus moradores, incentiva a cidadania e o desenvolvimento integral das pessoas.


Inclusão e Diversidade

A Riosulense acredita que a diversidade é estimulante e positiva para os negócios. Por isso, mantém um Programa de Gestão da Diversidade, implantado em parceria com o SESI e gerenciado por um comitê de colaboradores, com o objetivo de implantar processos de melhoria necessários para inclusão de portadores de necessidades especiais.


Consciência ambiental

A Riosulense desenvolve várias ações de educação ambiental e de estímulo à preservação do meio ambiente. Um exemplo é o convênio que a empresa mantém com a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), que promove a recuperação florestal da região com espécies nativas. A empresa possui estações de tratamento de água e resíduos industriais, o que faz com que seja considerada uma empresa Amiga do Meio Ambiente. Além disso, patrocina projetos que conscientizam a comunidade sobre a questão da responsabilidade ambiental.


Topo

Mapa do Site

Entre em contato

+55 (47) 3531-4000

Fax: +55 (47) 3531-4070
Rua Emílio Adami, 700
CEP 89.164-910 - Rio do Sul / SC
Veja como
chegar

Login do Colaborador:

Solicite o Perfil Riosulense: